Barbados Sub-17 chega com boas expectativas para o CONCACAF U-17 2019

Associação de Futebol de Barbados (Foto: Reprodução/Internet)

A Associação de Futebol de Barbados (BFA) tem preparado seus atletas desde dezembro de 2018.

O FD Sports entrevistou o lateral esquerdo da seleção Sub-17 de Barbados, Andre Applewhite: ele vai nos contar sobre as expectativas, preparação do conjunto e pessoal, as dificuldades, os adversários para a disputa do CONCACAF Sub 17, que será disputado durante os dias 1º e 16 de maio no IMG Academy em Bradeton, Flórida, nos Estados Unidos. A seleção viajou na última terça, 30 de abril, para batalhar por uma das quatro vagas para disputar a Copa do Mundo Sub 17 que acontece esse ano, aqui no Brasil.

Applewhite tem 16 anos e joga pelo Weymouth Wales, atual campeão da Barbados Premier League. A liga é dividida em duas chaves de seis equipes: Weymouth Wales é líder da chave A, enquanto o Barbados Defence Force Sport Programme lidera a chave B.

1. FD Sports: Quais são as suas expectativas para o Torneio 2017 CONCACAF U17?

Andre Applewhite: Como um grupo, nós também nos esforçamos para o melhor e espero ganhar todos os nossos jogos e nos qualificar para a Copa do Mundo no Brasil.

2. FD Sports: Qual é a rotina de treinamentos da seleção Sub 17? Em qual local vocês treinam?

Andre Applewhite: Nós treinamos 3 dias por semana, mas nós saímos do acampamento onde treinamos todos os dias duas vezes por dia.  Nós treinamos no Wildey Turf St. Michael.

3.FD Sports: Você também jogou o torneio CONCACAF U20. Qual nível você acha que será mais difícil: U20 ou U17?

Andre Applewhite: Como você mencionou, eu joguei no nível sub-20 e acho que foi o nível mais difícil.

4. FD Sports: O que você tentará fazer diferente do U20 Championship?

Andre Applewhite: Enquanto jogamos com o sub-20, nós não ganhamos nenhum jogo, então, desta vez eu vou tentar ganhar todos os jogos e não perder nenhum.

5. FD Sports: Como foi a preparação da equipe para o 2019 CONCACAF U17?

Andre Applewhite: A equipe ainda está em treinamento e trabalhando duro quase todos os dias, tentando aperfeiçoar os diferentes pilares do jogo.

6. FD Sports: Como foi a enfrentar o time Sub 16 da Argentina? O que você percebeu de diferente do futebol de um país com mentalidade de futebol para um país como Barbados que tem uma liga amadora?

Andre Applewhite: Eu acho que a experiência na Argentina foi o que foi necessário para impulsionar nosso time. O futebol na América do Sul é muito rápido comparado a Barbados. Os jogadores eram muito técnicos, mas como uma unidade nós competíamos com eles.

7. FD Sports: A Federação de Futebol de Barbados tem usado a expressão "Jornada 2026", que é o planejamento para disputar a Copa do Mundo Masculina de 2026.  Como o 2019 CONCAF U17 faz parte desse sonho?

Andre Applewhite: Journey 2026 sempre foi nosso objetivo desde o início. Para sonharmos com a Copa do Mundo da FIFA 2026, o torneio da CONCACAF-17 seria um trampolim para as grandes coisas que estão por vir.

8. FD Sports: Você acha que a liga local é um bom lugar para entrar em forma e bem trabalhado para disputar torneios internacionais, como o Campeonato 2019 CONCACAF U17?  O que você acha que deve mudar?

Andre Applewhite: Desde o começo deste ano, todos os atletas se juntaram a uma equipe sênior da liga local e isso ajudou muito fisicamente os jogadores e também a velocidade em que jogamos.  Eu acho que a liga deveria se tornar pelo menos uma liga semi profissional, em vez de uma liga amadora.

9. FD Sports: Recentemente, quatro jogadores sêniores de Barbados assinaram o seu primeiro contrato profissional, ao ingressarem no Kemi City FC, na Finlândia.  Outros dois jogadores do U17 foram julgados na Eslováquia, um deles Abiola Grant.  Você acha que o campeonato será um bom lugar para atrair os olhos dos clubes, olheiros e treinadores para os jovens "Bajan Tridents"?

Andre Applewhite: Esses quatro caras adicionaram um nível de inspiração para a equipe e estamos todos trabalhando para sair de Barbados neste ano. Abiola Grant e Roshon Gittens, que recentemente estiveram na Europa para testes, estão de volta ao treinamento da equipe e está claro que eles adicionaram outra dimensão ao elenco. Há também dois outros jogadores nas academias: Thierry Gale (Hungria) e Asher J. Pierre (Espanha).

10. FD Sports: O que você planeja para si como jogador de futebol?  Qual é o seu sonho?

Andre Applewhite: Meu sonho é ser um jogador profissional de futebol e ser uma inspiração para os outros.

A modesta seleção de Barbados enfrenta a Guatemala no dia 02/05 às 17h (horário de Brasília); depois joga contra os Estados Unidos no dia 04/05 às 17h e enfrenta o Canadá no dia 06/05 também às 17h.

Applewhite fechando com o seu novo time, o Finlândes Kemi City FC (Foto: Divulgação/Internet.)


Texto: Felipe Souza

Comentários

Todos os comentários aqui publicados são de opinião do leitor e não remetem a visão dos autores deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem