DE MÃOS CHEIAS - FC SANTA COLOMA

Ser campeão não é novidade para o FC Santa Coloma. O time mais vitorioso de Andorra conquistou o pentacampeonato da Primeira Divisão Andorrana, a ''Primera Divisió de Andorra'' na língua Catalã. Dominante em sua terra, o Coloma é referência no país fronteiriço entre Espanha e França, além de ser o maior campeão Andorrano, o clube é símbolo internacional da região.

FC Santa Coloma pentacampeão de Andorra (Foto: FC Santa Coloma Oficial / Divulgação)

ANDORRA A VELHA - A tradição do tricolor da capital se manteve com sua hegemonia. O pentacampeonato nacional veio com apenas 3 pontos de diferença para o vice, igual quando o primeiro título de uma série de títulos veio, na temporada de 2014/15. O clube de maior expressão no futebol Andorrano conquistou o 'doblete' local com os títulos da liga e da copa, além disso, será a décima-terceira (13ª) temporada seguida que terá calendário internacional, onde estarão em busca da quarta (4ª) vitória fora de Andorra na história do time.

O tricolor de Andorra faturou a 'dobradinha' de 2018 conquistando a liga e a copa (Foto: FC Santa Coloma Oficial / Divulgação)

Com uma campanha de vinte e sete (27) jogos, dezoito (18) vitórias, quatro (4) empates e cinco (5) derrotas, o Santa Coloma teve o segundo melhor ataque de Andorra, perdendo apenas o rival Sant Julià, sessenta e quatro (64) gols contra sessenta e dois (62).

Na copa, chamada de Copa Constitució, o clube conquistou de maneira invicta: quatro (4) jogos, quatro (4) vitórias, dezesseis (16) gols e apenas dois (2) sofridos. O melhor disso tudo para o Coloma foi que a finalíssima foi disputada contra o maior rival: o Sant Julià. Vitória por 2-1 do plantel da capital e com direito a virada, devolvendo assim, a derrota na Supercopa, que impediu a tríplice coroa.

Foto: Diari d'Andorra (Reprodução)
  ÍDOLO GIGANTE - Em um passado não  tão recente, na  temporada de 2016/17, o Santa  Coloma teve o prazer de ter um  dos  gigantes do futebol mundial vestindo sua  camisa: Joan  Capdevila. O Espanhol que  atuou pela seleção e também pela  Catalunha,  conquistando títulos pelo La Coruña, pelo  próprio  Coloma e pela sua terra natal,  Capdevila ajudou o clube a faturar  o  tricampeonato nacional. Apesar de ter falhado nas tentativas de  Copa, Supercopa e  Champions League, Capdevila acabou   encerrando sua vitoriosa carreira no humilde  clube andorrano,  algo que de fato, deve ser  motivo de orgulho para o tricolor.

 No total, Capdevila atuou em seis (6) jogos -  tendo marcado dois  (2) gols. Pode não ter tido  uma longa carreira de sucesso  igual em  outros clubes, mas certamente ficou marcado  para  sempre na história do futebol  Andorrano. 

 Com apenas trinta e dois (32) anos de  fundação, o Coloma tem  um futuro glorioso  pela frente. Com um total de vinte e oito (28)  títulos, todos nacionais, o clube é o maior  campeão de todas as competições - são doze  (12) ligas, dez (10) copas e seis (6)  supercopas, sendo a última com a soberania  dividida com o  maior rival Saint Julià.

 Em 2019, o clube entrará de cabeça em  quatro (4) competições - sendo três (3)  nacionais e uma (1) internacional. Quem sabe, talvez, os deuses do futebol condicionem  glórias maiores para o clube Andorrano - e que claro, todos nós estamos esperando ansiosamente para vivenciar.

Comentários

Todos os comentários aqui publicados são de opinião do leitor e não remetem a visão dos autores deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem