A cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, é conhecida no ramo do futebol por ter como um de seus representantes o Tupi.
Mas falemos de outro time da cidade, ninguém mais ninguém menos que o seu rival: O Tupynambás Futebol Clube.
Fundado em 15 de Agosto de 1911, o time mineiro participou pela primeira vez no Campeonato Mineiro em 1933. E já no ano seguinte conseguiu um vice-campeonato, perdendo a decisão para o Villa Nova, da cidade de Nova Lima. Por muitas e muitas décadas o time, sem condições financeiras para bancar despesas de campeonatos locais, ficou um longo tempo fora do profissional até 1969, quando tentou novamente disputar o certame estadual. Porém não conseguiu se manter financeiramente e abandonou o futebol, até voltar em 1983. Nesse ano havia disputado a Segunda Divisão do Mineiro (equivalente à Terceira Divisão). Porém, após uma campanha desastrosa, abandonou novamente o futebol.
Dentre muitos percalços o clube voltou em definitivo ao profissional em 2007. Mas foi em 2016 que o time saiu do fundo do poço para ter seu espaço. Nesse ano a agremiação havia vendido o lateral Danilo, que hoje atua no Manchester City. Revelado na base do Tupynambás, o lateral se profissionalizou no América-MG e depois passou pelo Santos. Vendido ao Porto-POR, ainda passou pelo Real Madrid-ESP antes de parar em Manchester.
Como existe hoje o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que concede 0,5% do montante total que é pago por todas as transferências de um jogador, o Tupynambás embolsou R$ 1,7 milhão decorrentes dos R$ 340 milhões de reais gerados nas idas de Danilo. Com isso o clube conseguiu pagar suas dívidas, investir internamente e assim colheu frutos.
Logo após receber o valor em 2016, o time conseguiu acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro (equivalente à Segunda Divisão). Dois anos depois o time foi vice-campeão do Módulo II, ao eliminar o América de Teófilo Otoni na semifinal e perder a decisão para o Guarani de Divinópolis.
Agora em 2019 o que podemos esperar do Tupynambás? Conseguirá acesso para competições nacionais, podendo talvez encarar novamente seu maior rival? Vale lembrar que eles estão na elite mineira e se enfrentarão na segunda rodada.
Postar um comentário
Todos os comentários aqui publicados são de opinião do leitor e não remetem a visão dos autores deste site.