Elevador dos Estados 2020 - Quem sobe e quem desce no futebol brasileiro?

Ano passado, o FD Sports trouxe o elevador dos estados, no qual avaliamos como cada estado brasileiro ganhou ou perdeu representantes em relação a 2018, bem como o desempenho de cada time no estado.
Em 2020, resolvemos repetir a dose, e com uma novidade: O ranking dos estados, mostrando como cada estado se comportou em relação ao ano passado em relação as outras federações.
A regra para definir as posições é o molde olímpico, ou seja, primeiro se consideram quantos times de cada estado disputam a Série A, depois se considera a Série B e, por fim, quantos clubes estão na Série C. Em caso de empate, considera-se quem saiu melhor no ano anterior!
A posição dos clubes em cada competição não é levada em conta, apenas o número de clubes em cada divisão.
Explicado o ranking, vamos ao elevador:


Posição em 2019: 1º
Posição em 2020: 1º

Mantendo a liderança no ranking do elevador, o São Paulo é sempre o estado mais movimentado em relação aos seus times, pois, até pela quantidade existente em suas três divisões, é difícil não haver, pelo menos, um rebaixamento ou um acesso. Em 2020, serão quatro mudanças.
Na Série A, São Paulo vai ganhar um representante, o novo rico Red Bull Bragantino, que foi campeão da Série B e tem uma missão grande de mostrar que o seu projeto pode se manter na A ano que vem.
Além disso, os quatro grandes se mantiveram, com Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians se classificando para a Libertadores de 2020.
Na Série B, além do título do Bragantino, tivemos mudança com um rebaixamento do São Bento, fazendo com que o estado perdesse dois times na divisão, ficando com quatro: Botafogo, Ponte Preta, Guarani e Oeste.
Sem representantes na Série C de 2019, o ano de 2020 terá dois paulistas, com o Ituano chegando as semifinais da Série D e subindo para a terceira divisão do ano que vem.


Posição em 2019: 2º
Posição em 2020: 2º

Também se mantendo na segunda colocação, o Rio de Janeiro não obteve nenhuma alteração em relação aos seus cinco times nas Séries A e C, continuando com quatro times na A e um na C.
Na Série A, o estado teve como seu principal representante o Flamengo, campeão nacional e da Libertadores da América, além de levar Fluminense e Vasco para Copa a Sul-Americana.
Já na Série C, o Rio de Janeiro mantém o Volta Redonda, após o time ficar com a sexta colocação do Grupo B.


Posição em 2019: 3º
Posição em 2020: 3º

Neste ano o elevador dos estados não teve mudança em seu pódio graças a um acesso na Série C, que manteve o Rio Grande do Sul na terceira colocação.
Na Série A, nada muda, a dupla Grenal manteve-se na Série A, com os dois times se classificando novamente para a Libertadores do ano que vem.
A principal mudança, conforme descrito, está na Série B, no qual o Juventude sobe e se junta a Brasil de Pelotas, que sofreu, mas conseguiu se manter na segunda divisão nacional.
Apesar dos três gaúchos se classificarem entre os três primeiros no Grupo B, apenas o time de Caxias do Sul subiu na terceira divisão, pois Ypiranga e São José bateram na trave nas quartas de final e se mantêm na C do ano que vem.


Posição em 2019: 7º
Posição em 2020: 4º

Um dos estados que mais possuía representantes na Série B de 2019, as principais mudanças do Paraná no elevador vieram justamente de lá, gerando essas três posições a mais graças a um acesso.
Na Série A, o Athletico obteve destaque nacional ao ganhar a Copa do Brasil, além de conseguir uma quinta colocação no campeonato brasileiro. O rubro-negro se junta ao Coritiba, garantindo o clássico Atletiba na elite em 2020, partida que não acontecia desde 2017.
Era para o Paraná ter a terceira colocação no elevador dos estados, não fosse a queda do Londrina, fazendo com que o estado volte a ter um time na Série C e fique com dois representantes na B, Paraná e Operário, que se mantiveram.


Posição em 2019: 6º
Posição em 2020: 5º

Mesmo sem alterações em relação aos seus times, o Ceará subiu uma posição no ranking do Elevador, assumindo a quinta colocação.
Na Série A, mesmo com o Rogério Ceni saindo e voltando para o clube, o Fortaleza não apenas se manteve na elite, mas garantiu a vaga na Copa Sul-Americana pela primeira vez em sua história. O clube continuará tendo o clássico regional com o Ceará, que garantiu a vaga na última rodada.
Na Série C, nenhuma mudança, o Ferrovário segue após ficar a um ponto da zona de classificação para as quartas de final.


Posição em 2019: 8º
Posição em 2020: 6º

Decidido nos critérios de desempate, o Goiás só ficou atrás do Ceará por causa do desempenho no ano passado, ganhando duas posições no ranking.
Além de o Goiás se manter na Série A, levando uma vaga para a Copa Sul-Americana, o esmeraldino ganha a companhia do Atlético, que subiu na última rodada, levando a última vaga para a elite.
O estado, porém, não teve sorte com o seu outro representante na Série B, o Vila Nova, que caiu de divisão e terá que disputar a Série C no ano que vem.


Posição em 2019: 4º
Posição em 2020: 7º

Minas Gerais viu, pela primeira vez, a queda do Cruzeiro na primeira divisão nacional, fazendo com que o estado caísse três posições no ranking por isso.
Além da queda do Cruzeiro, o estado manteve o seu outro representante na Série A, o Atlético, que ficou com uma vaga na Sul-Americana de 2020.
Na Série B, o América teve um crescimento relâmpago, chegando a flertar com o rebaixamento, mas perdendo a vaga na primeira divisão na última rodada, após perder para o já rebaixado São Bento.
Enquanto isso, a Série C teve Tombense e Boa Esporte relativamente tranquilos na C, pois, mesmo sendo os primeiros acima da zona de rebaixamento, o Boa Esporte terminou o campeonato sete pontos a frente do Luverdense.


Posição em 2019: 9º
Posição em 2020: 8º

O ano dos times baianos foi de tranquilidade na A, alívio na B e de glória na D, fazendo com que o estado ganhasse um representante na terceira divisão e uma posição no ranking do elevador.
Na Série A, o Bahia esteve tranquilo sob o comando de Roger Machado, flertando com a zona da Libertadores por algumas rodadas, mas terminando com a vaga na Copa Sul-Americana de 2020.
O seu rival, Vitória, teve um sufoco na Série B, chegando a ficar algumas rodadas na zona de rebaixamento, mas se recuperando a tempo e mantendo a vaga na segunda divisão para 2020.
A principal mudança no ranking fica para o acesso do Jacuipense, que conseguiu ir para as semifinais da Série D e trouxe de volta uma vaga para o estado na terceira divisão do ano que vem.



Posição em 2019: 11º
Posição em 2020: 9º

Pernambuco teve motivos para sorrir com dois de seus clubes, conseguindo acesso nas Séries B e C esse ano.
Na Série B, depois da queda em 2018, o Sport está de volta a elite, conseguindo a vaga com uma rodada de antecedência.
Na Série C, O Náutico também conseguiu o acesso, com direito ao título nacional, derrotando o Sampaio Corrêa na final.
O Santa Cruz não conseguiu ir para a segunda divisão nacional, ficando na sétima colocação da primeira fase.


Posição em 2019: 5º
Posição em 2020: 10º

Três rebaixamentos e a pior queda no ranking do elevador de 2020, que ano para Santa Catarina!
Na Série A, não deu para Avaí e Chapecoense. Conhecido por ser o "ioiô" do futebol nacional, o Avaí segue fazendo o revezamento B-A-B-A-B-A-B que acontece desde 2014, confirmando o rebaixamento para a segunda divisão de 2020.
Juntou-se ao Leão da Ilha no Z4 a Chapecoense, que estava na elite desde 2014.
Na Série B, o estado também amargou o rebaixamento do Criciúma, e a situação só não foi pior porque o Figueirense, que chegou a tomar um W.O. como protesto dos jogadores, conseguiu terminar o vínculo com a empresa que administrava o futebol a tempo, se recuperando e saindo do Z4 antes do final do campeonato.
O alento do estado fica para o Brusque, que conseguiu o título da Série D e garante a 5ª vaga catarinense no elevador, disputando a terceira divisão de 2020.


Posição em 2019: 10º
Posição em 2020: 11º

A única mudança deste ano para Alagoas foi a perda de seu representante na elite, o CSA, que caiu com uma rodada de antecedência e encerra temporariamente a sua fase de ascensão, da Série D de 2016 para a Série A de 2019.
Na Série B, o CRB chegou a flertar com o G4 por alguns momentos, mas não conseguiu alcançar a quarta colocação e aguarda o seu rival no ano que vem.


Posição em 2019: 14º
Posição em 2018: 12º

Recém rebaixado para a C, o Sampaio Corrêa não sentiu por muito tempo o gostinho da terceira divisão, sendo vice-campeão em 2019 e deixando Maranhão novamente com um representante na Série B.
O outro representante maranhense na Série C foi o Imperatriz, que chegou a ir para as quartas de final, mas foi eliminado pelo Juventude e espera mais um ano na terceira divisão.


Posição em 2019: 12º
Posição em 2020: 13º

Mato Grosso terá apenas um representante no elevador em 2020, trata-se do Cuiabá, que chegou a ficar no G4 nas primeiras rodadas da Série B deste ano, mas foi perdendo rendimento com o passar do campeonato e ficará mais um ano na segunda divisão.
Na Série C, o Luverdense amargou o rebaixamento para a Série D, e quase teve que abandonar o futebol em 2020, uma vez que o time teve dificuldades para achar uma nova diretoria a tempo de planejar o clube para o ano.


Posição em 2019: 18º
Posição em 2020: 14º

Graças ao desempenho de seu único representante no elevador, o Sergipe teve o maior crescimento no ranking, subindo quatro posições em relação ao ano passado.
Esse crescimento foi possível graças ao desempenho do Confiança, que disputou a Série C em 2019 e conseguiu o acesso para a segunda divisão de 2020 ao ser semifinalista da terceira divisão.


Posição em 2019: 13º
Posição em 2020: 15º

Empate na 15º colocação do ranking do elevador!
Começando com o Pará, nada muda em relação aos seus dois representantes estaduais, com Remo e Paysandu não conseguindo o acesso para a segunda divisão.
O Leão foi o primeiro a ser eliminado, terminando na quinta colocação da primeira fase, a um ponto do Paysandu, que saiu nas quartas de final, ao perder nos pênaltis para o Náutico.


Posição em 2019: 16º
Posição em 2020: 15º

Empatado com o Pará, a Paraíba também manteve os seus dois representantes na Série C, após o Botafogo ficar a um ponto da zona de classificação no Grupo A da primeira fase e o Treze escapar do rebaixamento, também por um ponto de diferença para o ABC.


Posição em 2019: XXX
Posição em 2020: 17º

Novidade no elevador para 2020, o Amazonas conseguiu o seu representante no elevador do ano após o jovem Manaus, fundado em 2013, conseguir o vice-campeonato da Série D, disputando a terceira divisão pela primeira vez em sua história.


Posição em 2019: 15º
Posição em 2020: 18º

Desempenho desastroso do Rio Grande do Norte no elevador, que não terá representantes em 2020, após ABC e Globo serem os dois rebaixados do Grupo A na Série C, o estado agora aguarda um acesso de seus representantes na Série D de 2020 para voltar a ter imagem de seu elevador no ano que vem.


Posição em 2019: 17º
Posição em 2020: 19º

Quem também perde representação na Série C é o Acre, que viu o Atlético ser o lanterna do Grupo B e ser rebaixado para a última divisão nacional de 2020.


Em oito estados, a situação não muda para 2020, com Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins obtendo representação apenas na Série D de 2020, tal como 2019.
A nível de curiosidade, nas oitavas de final da quarta divisão de 2019, além do Amazonas, apenas um time era de um estado sem representação nas três primeiras divisões deste ano, o capixaba Vitória, que caiu nesta fase para o Ituano.

Comentários

Todos os comentários aqui publicados são de opinião do leitor e não remetem a visão dos autores deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem