Fundado em 2014 após a fusão de outros dois clubes da capital da Letônia, o Rīga FC já tem história para contar e vai em busca da Champions League na próxima temporada.
Símbolo oficial do Rīga FC (Wikipédia / Reprodução)
O clube surgiu em Abril de 2014 mas só se estabeleceu, de fato, em 2015. Com a fusão do FC Caramba Riga e do Dinamo Riga, surgiu o FC Caramba/Dinamo. Ainda com esse nome, o clube conquistou a sua primeira taça: a 1. līga, a segunda divisão Letã. Conquistando o campeonato com sobra e de forma invicta, foram 84 pontos em 30 jogos, com 27 vitórias, 3 empates, 142 gols pró e apenas 14 gols sofridos. Verners Apiņš, do próprio campeão, foi o artilheiro com 31 gols.
A partir de 2016, participando da Elite, mudou o nome para possuir uma identidade própria: Rīga FC. Representando a capital Letã, o clube foi 5º lugar em sua primeira temporada na Primeira Divisão além de ter sido vice-campeão da copa nacional após perder por 6-5 nos pênaltis para o tradicional FK Ventspils.
Em 2017, uma marca melhor ainda: 3º lugar na liga e o direito de participar da primeira rodada de classificação para a Europa League. Repetindo o feito de 2017 na Copa, foi vice-campeão para outro 'novato', o FK Liepāja, por 2-0.
A festa do elenco campeão do Rīga FC após o empate em 4-4 no último jogo do campeonato contra o Spartaks Jūmala (Foto: Rīga FC / Site - Divulgação)
A TEMPORADA DE 2018 - Foi o ano da consolidação do clube no futebol Letão. O clube conquistou o título da Liga após uma campanha de 64 pontos em 28 jogos, sendo 20 vitórias, 4 empates, 4 derrotas, 45 gols pró e apenas 16 gols sofridos.
A dobradinha veio com a Copa Letã, onde o clube conquistou após vencer o carrasco de 2016, o FK Ventspils, nos pênaltis, por 5-4 após um 0-0 no tempo normal.
Ainda esse ano, o clube teve a honra de participar pela primeira vez dos play-offs eliminatórios para a Europa League. Logo de cara, o clube enfrentou o gigante Búlgaro CSKA Sofia e quase eliminou o maior campeão nacional da Bulgária. No jogo de ida em Sofia, o Rīga foi superado por 1-0 com gol do Português Tiago Rodrigues.
No jogo da volta, os ''Celestes'' venceram o jogo com um novo 1-0, gol de Antonijs Černomordijs, e forçaram as penalidades. Para tristeza dos Letões, os Búlgaros avançaram na competição após vencerem por 5-3 incluindo um gol do Brasileiro Geferson, ex-Internacional, para os visitantes.
O elenco do Rīga FC celebrando a dobradinha com uma foto oficial (Foto: Rīga FC / Site - Divulgação)
Das mãos do técnico Viktor Skrypnyk, da Ucrânia mas nascido na União Soviética, que já treinou o grande Alemão Werder Bremen (conquistando uma Bundesliga e duas DFB Pokal) e o tradicional Ucraniano Dnipro, o clube espera prosperar ainda mais. Com três competições a disputar na próxima temporada (Campeonato e Copa Nacional e Champions League), o clube buscará seguir no rumo de glórias para tornar em vista o futebol na região dos países Bálticos.
Camisa em alusão a conquista da Virslīga em 2018 (Foto: Rīga FC / Site - Divulgação)
Postar um comentário
Todos os comentários aqui publicados são de opinião do leitor e não remetem a visão dos autores deste site.